O prefeito de Riacho de Santana, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, João Vitor (PSD), afirmou que quer disputar um novo mandato à frente da administração municipal nas eleições de 2028.
A declaração foi feita durante entrevista à Rádio Cidade FM, na qual o gestor informou que buscou orientação jurídica em Brasília para avaliar a viabilidade de uma eventual candidatura, informou o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias.
Segundo João Vitor, a análise envolve interpretações da jurisprudência relacionada a casos de gestores que assumiram o cargo de forma definitiva antes da realização de eleições municipais.
João Vitor era vice-prefeito quando assumiu a chefia do Executivo em abril de 2024, após a renúncia do então gestor Tito Eugênio (Podemos). Depois, Vitor concorreu nas eleições municipais de outubro daquele ano [com Tito Eugênio como vice] e foi eleito para o mandato que segue em exercício.
A possibilidade de uma nova candidatura levanta discussão jurídica sobre a vedação constitucional ao exercício de um terceiro mandato consecutivo para o mesmo cargo.
