Lar PoliciaPrefeito que foi alvo de operação quer disputar terceiro mandato consecutivo e avalia viabilidade jurídica

Prefeito que foi alvo de operação quer disputar terceiro mandato consecutivo e avalia viabilidade jurídica

por Redacao
0 comentários
prefeito-que-foi-alvo-de-operacao-quer-disputar-terceiro-mandato-consecutivo-e-avalia-viabilidade-juridica

O prefeito de Riacho de Santana, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, João Vitor (PSD), afirmou que quer disputar um novo mandato à frente da administração municipal nas eleições de 2028.

A declaração foi feita durante entrevista à Rádio Cidade FM, na qual o gestor informou que buscou orientação jurídica em Brasília para avaliar a viabilidade de uma eventual candidatura, informou o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias.

Segundo João Vitor, a análise envolve interpretações da jurisprudência relacionada a casos de gestores que assumiram o cargo de forma definitiva antes da realização de eleições municipais.

João Vitor era vice-prefeito quando assumiu a chefia do Executivo em abril de 2024, após a renúncia do então gestor Tito Eugênio (Podemos). Depois, Vitor concorreu nas eleições municipais de outubro daquele ano [com Tito Eugênio como vice] e foi eleito para o mandato que segue em exercício.

A possibilidade de uma nova candidatura levanta discussão jurídica sobre a vedação constitucional ao exercício de um terceiro mandato consecutivo para o mesmo cargo.

Postagens relacionadas