Brigadistas usam motobomba para conter incêndio em região de Palmeiras; risco de recorrência das chamas persiste
- 26/10/2023
- 0 Comentário(s)
O município de Palmeiras está em estado de alerta após um incêndio florestal de grande magnitude atingir às margens do Rio Preto na última segunda-feira (23). Os brigadistas do ICMBio e voluntários conseguiram conter as chamas, mas persiste o risco de recorrência do incêndio em razão das elevadas temperaturas na região.
Marcela, brigadista da ICMBio relatou como a equipe tem conduzido a operação de combate ao incêndio. “No momento, os brigadistas seguem realizando a extinção do fogo no local. Durante a ação, foi utilizada uma motobomba para jogar água do rio nas chamas”, revela.
Uma moradora da região pediu ajuda às autoridades devido aos incêndios recorrentes no local. “Nosso rio está em chamas, semana passada o fogo atingiu o vale do capão, hoje o fogo chegou ao Rio Preto, dentro da cidade. Não sabemos mais o que fazer. Precisamos de ajuda”, frisa a moça.
O Rio Preto vem enfrentando um período de estiagem e altas temperaturas nos últimos meses, o que tem contribuído com a formação dos incêndios. A população pode colaborar com o esforço dos brigadistas, evitando queimadas desnecessárias, reportando atividades suspeitas de queimadas ilegais e se abstendo de realizar atividades ao ar livre, como churrascos e trilhas, em dias de altas temperaturas e ventos fortes.
Jornal da Chapada